Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

O Fórum Árabe de Governança da Internet ganha mais terreno

15 décembre 2014
Par

En plus des langues de l’ICANN, ce contenu est aussi disponible en

  • Português
null
Audience at the 3rd Arab IGF in Beirut

Cerimônia de abertura do IGF árabe

Com um número cada vez maior de participantes da comunidade árabe de partes interessadas, o terceiro IGF árabe anual foi realizado em novembro em Beirute, Líbano, com o tema "Perspectiva árabe para moldar o futuro da Internet". Mais de 500 participantes de mais de 30 países participaram, representando partes interessadas de governos, do setor privado, da sociedade civil e das comunidades acadêmica e técnica.

A presença da sociedade civil nesse encontro foi notável, não só em termos de números (de acordo com os organizadores, 40% dos participantes eram da sociedade civil), mas, o que é mais importante, por seu nível de entusiasmo e participação ativa. O fórum abordou assuntos relacionados ao mundo árabe, de políticas públicas da Internet, abertura e privacidade, direitos e responsabilidades dos usuários, liberdade de expressão, conteúdo árabe on-line, Nomes de Domínios Internacionalizados e IXPs, entre outros.

Durante a sessão principal sobre políticas públicas de Internet, tivemos a oportunidade de informar e atualizar a comunidade sobre o trabalho em andamento em relação à transição da administração da IANA e à responsabilidade da ICANN, além de incentivar as pessoas a participar do processo. Também realizamos um workshop sobre a estratégia regional da ICANN no Oriente Médio. Nele, os membros da comunidade ativos na ICANN falaram sobre projetos e iniciativas implementadas como parte da estratégia.

A ICANN apoia o IGF árabe desde sua concepção, desde o início quando ele era apenas uma ideia até hoje, participando e apoiando todos os seus eventos.

O IGF árabe foi muito bem-sucedido na abertura de novos canais de participação para que a comunidade árabe aprenda e explore maneiras de aproveitar o conhecimento adquirido para apoiar as comunidades de seus países. Também conhecemos os desafios que o IGF árabe enfrenta para se tornar uma plataforma estável e sustentável na região. Todas as partes interessadas do mundo árabe precisam trabalhar em equipe para garantir a sustentabilidade do IGF árabe, e para melhorar sua transparência e capacidade de inclusão.

Na verdade, como qualquer processo com várias partes interessadas, o IGF árabe continuará evoluindo com o tempo, e nunca chegará ao ponto de satisfazer a todos. Mas o encontro deste ano mostrou que o IGF árabe está ganhando mais terreno, atraindo novas vozes que muitas vezes estão ausentes dos fóruns globais sobre governança da Internet. Essa já é uma grande realização.

Por Baher Esmat, Vice-presidente regional, Oriente Médio

Authors

Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA