إعلانات ICANN

اقرأ إعلانات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Anúncio do lançamento da implementação do Grupo consultivo para concorrência, confiança e escolha do consumidor

24 أكتوبر 2013

Temos o prazer de anunciar o lançamento da implementação do Grupo consultivo para concorrência, confiança e escolha do consumidor (IAG-CCT). Trinta e oito (38) pessoas responderam à Convocação de voluntários. O IAG-CCT é um grupo aberto formado para funcionar com duração e abrangência limitadas, concentrando-se exclusivamente na avaliação das medidas propostas para a coleta de dados para dar suporte à futura revisão determinada pela Afirmação de compromissos (AoC).1

Damos as boas-vindas aos seguintes voluntários como membros do recém-formado IAG-CCT:

Ron Andruff Michael R. Nelson
Brian Beckham Aga Neme
Eric Brunner-Williams David Payne
Phil Buckingham Ephraim Percy Kenyanito
Olga Cavalli Artur Piechocki
Nathalie Coupet Harmut Richard Glaser
Steve DelBianco Santiago Rodriguez Ortiz
Chaitanya Dhareshwar Jeremy Rowley
Ray Fassett Carlton Samuels
Michael A. Flynn Atdhe Sharku
Anjali Hansen Judy Song-Marshall
Judith L. Harris David C. Stuckman
A.B. Ishiaku Christa Taylor
Yamoah Kwaku Jeffrey Thomas
Cheryl Langdon-Orr Umit Turk
Evan Leibovitch Rudi Vansnick
Reg Levy Christopher Wilkinson
Alfredo Lopez Hernandez Darryl C. Wilson
Lyndel McDonald Jonathan Zuck

Para acompanhar o trabalho desse grupo, acesse a Wiki do IAG-CCT.

Agenda e operações do IAG-CCT

Espera-se que o IAG-CCT comece seu trabalho em novembro de 2013 e gere suas recomendações até julho de 2014.

Uma conferência inicial será agendada no começo de novembro.

O grupo fará uma reunião na ICANN 48 em Buenos Aires quarta-feira, 20 de novembro, das 17h às 19h UTC. A participação remota estará disponível e a reunião será aberta a todos os interessados. O IAG-CCT receberá informações sobre o status do trabalho até agora, inclusive uma introdução e uma visão geral do projeto, a visão geral das medidas propostas pelo GNSO e o ALAC, e uma atualização dos funcionários em relação à avaliação das medidas propostas.

A agenda das convocações e reuniões subsequentes estará disponível na Wiki do IAG-CCT.

Obrigação do IAG-CCT

A obrigação é criar recomendações para o conjunto de medidas a ser coletado pela ICANN na preparação para uma futura revisão relacionada a novos gTLDs1. Quando as medidas propostas forem entregues à diretoria, o trabalho do IAG-CCT será concluído. Conforme as instruções da diretoria, a ICANN desenvolverá os sistemas e coletará as medidas aprovadas por esse processo.

O IAG-CCT será responsável por:

  1. Avaliar a viabilidade, utilidade e a relação custo-benefício da adoção das recomendações do Conselho do GNSO [PDF, 203 KB] e do Comitê Consultivo Geral [PDF, 491 KB] (ALAC) com respeito às medidas que devem ser usadas na realização da revisão;
  2. Avaliar outras informações, inclusive dados históricos relacionados às medidas usadas para avaliar as primeiras rodadas dos novos gTLDs (2000, 2004);
  3. Envolver-se em levar as medidas propostas à GNSO, ao ALAC e a outros interessados da ICANN;
  4. Avaliar a análise da equipe que será entregue ao IAG-CCT sobre a viabilidade e a utilidade de cada medida proposta, e se os custos de implementação são razoáveis em relação ao valor das informações que serão reveladas;
  5. Propor um conjunto de medidas que deve ser compilado pela ICANN antes da revisão de AoC dos novos gTLDs, se e quando tal equipe de revisão for formada.

Quando as medidas propostas pelo IAG-CCT forem diferentes das recomendadas pelo Conselho da GNSO ou do ALAC, o grupo deve consultar com a GNSO e o ALAC para informar sua justificativa e determinar se o conjunto de medidas recomendado trata seus objetivos de forma adequada.

Histórico

A ICANN anunciou uma Nova convocação de voluntários para avaliar as medidas relacionadas a concorrência, confiança e escolha do consumidor no dia 17 de setembro de 2013. As medidas atuais e as recomendações para a coleta de dados que devem ser fornecidos pelo IAG-CCT são independentes de uma futura convocação de voluntários para participar de uma equipe de revisão de concorrência, confiança e escolha do consumidor (CCT). A revisão de CCT só acontecerá quando os requisitos de AoC forem atendidos ("se e quando novos gTLDs… estiverem em operação por um ano, a ICANN organizará uma revisão para examinar em que medida a introdução ou expansão de gTLDs promoveu a concorrência, a confiança e a escolha do consumidor, bem como sua eficácia…")1.

A AoC determina revisões periódicas dos quatro principais objetivos da ICANN:

  1. Garantir a responsabilidade, a transparência e os interesses dos usuários de Internet de todo o mundo;
  2. Manter a segurança, a estabilidade e a resiliência do DNS;
  3. Promover a concorrência, a confiança e a escolha do consumidor;
  4. Política de WHOIS.

Para obter mais informações, acesse o site da ICANN.


1 Afirmação de compromissos, 9.3: "A ICANN garantirá que, considerando a expansão do espaço de domínios de primeiro nível, as diferentes questões envolvidas (inclusive concorrência, proteção do consumidor, segurança, estabilidade e resilência, problemas com uso malicioso, questões de soberania e proteção de direitos) serão resolvidas de forma adequada antes da implementação. Se e quando novos gTLDs (seja em conjuntos de caracteres ASCII ou em outros idiomas) estiverem em operação por um ano, a ICANN organizará uma revisão que examinará em que medida a introdução ou expansão de gTLDs promoveu a concorrência, a confiança e a escolha do consumidor, bem como a eficácia (a) do processo de solicitação e avaliação, e (b) das proteções usadas para reduzir problemas envolvidos na introdução ou expansão. A ICANN organizará outra revisão da execução dos compromissos acima dois anos depois da primeira e, depois disso, pelo menos uma vez a cada quatro anos."