ICANN 博文

敬请阅读 ICANN 的博文,了解最新政策制定活动和区域事务等等。

A criação de uma turma de jovens líderes da Internet informados e envolvidos na Ásia-Pacífico

2016 年 08 月 30 日
作者: Kelvin Wong

Participantes e instrutores da APIGA mostrando que adoram o programa. O sinal que eles fazem com a mão é um coração coreano. (Fotografia: KISA)

"Alguma dúvida?"

Essa pergunta que costuma ser feita no final de todas as palestras muitas vezes provoca um silêncio incômodo, pelo menos nesta parte do mundo. Mas não com este grupo. Todos estavam dispostos a participar e levantavam a mão sempre que havia oportunidade, não só para fazer perguntas, mas também para dar suas opiniões.

Eram 45 jovens líderes da Ásia-Pacífico que participavam da primeira Academia de Governança da Internet da Ásia-Pacífico (APIGA), um programa de cinco dias para o desenvolvimento de capacidades realizado na Yonsei University, em Seul, de 8 a 12 de agosto.

O programa foi organizado em conjunto pela ICANN e a KISA (Agência Coreana de Segurança da Internet), em parceria com organizações regionais como o Centro de Informação de Redes da Ásia-Pacífico (APNIC), a Sociedade da Internet (ISOC), a organização DotAsia e outros membros da comunidade da Internet da região. A ideia do programa era preparar a próxima geração de líderes da Internet para ser a voz da região e participar do ecossistema global de governança da Internet com múltiplas partes interessadas.

Desde o processo de seleção, garantimos que o programa APIGA fosse rigoroso. O comitê de seleção peneirou mais de 120 candidatos para identificar os mais qualificados. Antes de participar da academia, os selecionados tiveram que fazer um curso intensivo online da ISOC sobre governança da Internet, além de um programa personalizado especial do ICANN Learn, totalizando 25 horas. Isso deu resultado, pois muitos participantes puderam entrar em discussões profundas durante a academia.

O programa abordou vários tópicos, como a história da governança da Internet, o ecossistema e a infraestrutura da Internet, a situação da governança da Internet nos países da Ásia-Pacífico, a Internet das Coisas, a privacidade online e muito mais.

Além disso, uma parte substancial do programa foi dedicada à ICANN e assuntos relacionados, como o modelo de múltiplas partes interessadas, a transição da administração da IANA (Autoridade para Atribuição de Números na Internet) e os IDNs (Nomes de Domínio Internacionalizados). A academia terminou com uma simulação de encontro da ICANN. Essas sessões ajudaram os participantes a entender melhor como se envolver com o trabalho de políticas da ICANN, e o que é necessário para chegar ao consenso no modelo ascendente.

Um terreno fértil para os líderes da Ásia-Pacífico

Nas palavras do participante sul-coreano Lee Donggi, de 23 anos, a academia foi "um ótimo trampolim" para os jovens conhecerem e se envolverem no importante trabalho das organizações de Internet da região. Também serviu para preencher uma lacuna de desenvolvimento de capacidades na Ásia-Pacífico, tanto em relação à falta de entendimento sobre assuntos importantes relacionados à governança da Internet quanto à falta de confiança para falar devido a inibições culturais.

Esperamos que a APIGA possa ser um canal para esses futuros líderes começarem a participar do trabalho da ICANN da comunidade de múltiplas partes interessadas da nossa região. Os participantes já estão demonstrando muito potencial, com certeza você vai vê-los e ouvi-los nos próximos encontros. Alguns dos participantes também pretendem divulgar a governança da Internet usando os materiais que receberam na academia. Eles serão nossos "embaixadores".

O evento terminou, mas o trabalho está só começando. A continuidade e o acompanhamento serão importantes para garantir que a turma de 2016 da APIGA continue envolvida. Com essa finalidade, vamos trabalhar com nossos parceiros regionais para manter os participantes informados sobre nosso trabalho e buscar maneiras de promover o envolvimento deles.

Na verdade, a primeira APIGA não foi um evento só da KISA-ICANN, mas uma iniciativa regional de desenvolvimento de capacidades, e esperamos realizar mais uma edição no ano que vem. Se nossa próxima geração de líderes continuar participando da comunidade de múltiplas partes interessadas da Internet, espero que no futuro próximo as partes interessadas da Ásia-Pacífico não sejam mais vistas como reservadas ou quietas. Elas vão ganhar confiança e disposição para falar, assim como a turma da APIGA 2016!

Participantes da APIGA em ação

Leia sobre as reflexões e lições de Mariko Kobayashi, estudante japonesa de ciências da computação que participou da APIGA, aqui. O resumo do evento e das atividades do APNIC durante a APIGA estão nesta publicação de Robbie Mitchell no blog.

Acesse o site e a página da APIGA no Facebook para ver mais informações e fotos.

Authors

Kelvin Wong