Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Sessão informativa da ICANN em Genebra: Governança distribuída da Internet em ação

30 septembre 2014
Par Anne-Rachel Inne

Durante um almoço realizado pela ICANN na semana passada em Genebra, Suíça, o Presidente e CEO, Fadi Chehadé, e sua equipe de Genebra falaram sobre o trabalho em andamento da ICANN para promover a globalização. O público contava com mais de cem representantes de missões de países da ONU, inclusive 30 embaixadores, IGOs e NGOs. Fadi explicou a importante missão da ICANN de coordenar o conjunto de "identificadores únicos" que formam a base da Internet, destacando também a criação da ICANN, seu modelo com várias partes interessadas, e o motivo pelo qual buscar a presença global é essencial para uma organização que aborda as aspirações de partes interessadas de todas as partes do mundo. Ele também falou sobre a recente expansão dos Nomes de Domínios Internacionalizados, o Programa de Domínios de Primeiro Nível, e abriu as portas para o aumento da participação dos governos no Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC).

A sessão informativa mencionou a governança na Internet e seus desafios globais, como a segurança da rede, crimes cibernéticos, direitos humanos e segurança das crianças, questões que são trazidas à ICANN constantemente pela comunidade global. Fadi refletiu que embora a ICANN possa fazer sua parte coordenando bem os identificadores técnicos da Internet e garantindo que as soluções técnicas da raiz estejam funcionando bem, essas questões de governança mais amplas exigem um foco e um processo diferentes. A ICANN pode ajudar participando dos debates.

Por último, houve uma atualização sobre o processo atual de transição da administração da IANA, e Fadi expressou seu reconhecimento pela decisão audaciosa do governo dos Estados Unidos de fazer a transição de sua função para a comunidade global com várias partes interessadas.

As perguntas dos representantes presentes em Genebra demonstraram seu interesse em como o processo de transição está evoluindo, e nas etapas que estão sendo implementadas para cumprir o prazo crítico de conclusão do processo – a expiração do contrato atual da IANA em setembro de 2015. O processo paralelo de responsabilidade da ICANN também foi mencionado.

A Internet é cada vez mais uma ferramenta para o crescimento socioeconômico, conforme reflete umestudo realizado pelo Boston Consulting Group este ano [PDF, 983 KB]. O estudo mostra como os países podem perder até 2,5% do PIB devido à "e-friction" ("e-atrito") em quatro áreas: infraestrutura, indústria, informações e indivíduos. Esses resultados mostram claramente por que a governança/responsabilidade na Internet deve continuar sendo distribuída e aberta e, ao mesmo tempo, segura e resiliente.

Ouvimos muitos elogios dos representantes das missões da ONU quanto à presença da ICANN em Genebra, acolhendo os intercâmbios de aprendizagem sobre o modelo com várias partes interessadas, mas também lamentando a falta de ações contra ameaças, como ataques cibernéticos, para que a Internet seja neutra e segura. Os governos buscam ações contra essas ameaças e querem saber quem pode ajudar e quando. Fadi explicou que começando pelos princípios do NETmundial, estamos tentando promover o aumento da conscientização de todas as partes interessadas, para que todos possamos fazer parte dessas soluções, trabalhando em equipe com todas as organizações existentes.

A apresentação e o debate com o público duraram mais de duas horas e refletiram o grande interesse da comunidade de Genebra em saber mais sobre a ICANN e seu modelo com várias partes interessadas, além de participar do debate global mais amplo com um espírito cooperativo. Esperamos que haja mais oportunidades como essa!

Authors

Anne-Rachel Inne