Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Novo relatório apresenta questões de exatidão sintática e de operabilidade dos dados do WHOIS em gTLDs.

12 juin 2017

LOS ANGELES – 12 de junho de 2017 – Hoje, a ICANN publicou o relatório de junho de 2017 sobre o Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão do WHOIS. Este último relatório do Sistema de Notificação sobre Questões de Exatidão do WHOIS (ARS - Accuracy Reporting System) é uma continuação dos relatórios publicados em dezembro de 2016, junho de 2016 e dezembro de 2015.

Leia o relatório.

O relatório analisa a precisão tanto da sintaxe quanto da operabilidade dos registros do WHOIS em gTLDs, em comparação com o estipulado nos Acordos de Credenciamento de Registradores (RAAs) de 2009 e 2013. Além disso, examina os principais tipos de não conformidades, tendências e comparações de exatidão no WHOIS nas diferentes regiões da ICANN, nas versões do RAA e nos tipos de gTLDs.

A ICANN elaborou testes de exatidão para responder perguntas sobre a sintaxe (formato e conteúdo) e a operabilidade (por exemplo, um e-mail enviado ao endereço de e-mail fornecido no registro do WHOIS chega a destino?) de uma amostra de registros no WHOIS. Assim, mediante métodos estatísticos, foram feitas estimativas de exatidão sintática e de operabilidade com 95% de intervalo de confiança e fornecidas à população de domínios em gTLDs como um todo, e a vários subgrupos de interesse.

Resultados principais

A análise achou o seguinte:

  • Que praticamente todos os registros WHOIS contêm informações que podem ser usadas para fazer contato imediato: Em 98,6% dos registros, pelo menos um e-mail ou número de telefone cumpre todos os requisitos de operabilidade do RAA 2009.
  • Que aproximadamente 94% dos endereços de e-mail, 69% dos números de telefone e 97% dos endereços postais eram operáveis (Para mais informações, veja a Tabela 1, a seguir).

Tabela 1: Exatidão geral na operabilidade de gTLDs pelo Modo Contatos (95% de intervalo de confiança)

E-mail Telefone Endereço postal Todos os 3 exatos
Todos os 3 Contatos (Registrante, Técnico, Administrativo) são exatos 94.5% ± 0.5% 68.9% ± 0.8% 97.2% ± 0.3% 65.4% ± 0.9%
  • Em termos de exatidão sintática, achou-se que aproximadamente 99% dos endereços de e-mail, 90% dos números de telefone e 87% dos endereços postais cumpriam todos os requisitos do RAA de 2009 (para mais informações, veja a Tabela 2, a seguir).

Tabela 2: Exatidão sintática geral dos gTLDs com os Requisitos do RAA 2009, pelo Modo Contatos (95% de intervalo de confiança)

E-mail Telefone Endereço postal Todos os 3 exatos
Todos os 3 Contatos (Registrante, Técnico, Administrativo) são exatos 99.5% ± 0.1% 89.5% ± 0.6% 87.4% ± 0.8% 79.3% ± 0.8%

O relatório também mostra um detalhe das taxas de exatidão por região da ICANN (Para mais informações, veja a Figura 1, a seguir).

Figura 1: Exatidão geral da sintaxe e operabilidade de gTLDs por região da ICANN

Figure 1: Overall gTLD Syntax and Operability Accuracy by ICANN Region

Próximos passos

Os resultados incluídos no relatório foram fornecidos à equipe de Cumprimento de Contratos da ICANN, que avaliará os tipos de erros achados e fará o seguimento dos registradores em casos de registros potencialmente inexatos.  Se queixas de inexatidão e/ou de formato no WHOIS surgirem dos dados do sistema ARS do WHOIS, o setor de Cumprimento de Contratos da ICANN emitirá avisos (tickets) conforme à abordagem e ao processo do cumprimento de contratos [PDF, 292 KB]. O Cumprimento fornece atualizações trimestrais, que incluem atualizações nos avisos (tickets) de WHOIS ARS. Elas podem ser consultadas aqui. Em resposta às solicitações da comunidade da ICANN, a ICANN está publicando mais métricas na página de Métricas de Cumprimento de Contratos do sistema ARS do WHOIS. Veja aqui.

A ICANN começará a trabalhar no próximo relatório do sistema ARS do WHOIS em julho de 2017, com data de publicação prevista para dezembro de 2017.

A ICANN vai organizar um seminário na Web em julho (data a ser definida) para analisar a metodologia e os resultados do relatório.

Saiba mais:

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é contribuir para garantir uma Internet mundial estável, segura e unificada. Para contatar outra pessoa através da Internet você deve digitar um endereço no seu computador – um nome ou um número. Esse endereço deve ser único para que os computadores saibam onde encontrar-se entre si.  A ICANN ajuda a coordenar e apoiar estes identificadores únicos em todo o mundo. A ICANN foi formada em 1998 como corporação pública e beneficente sem fins lucrativos e é uma comunidade com participantes do mundo inteiro. A ICANN e sua comunidade ajudam a manter uma Internet segura, estável e interoperável.  Também promove a concorrência e elabora políticas para os níveis superiores do sistema de nomeação da Internet e facilita o uso de outros identificadores únicos da Internet. Para mais informações, visite: www.icann.org.