Annonces de l'ICANN

Lisez les annonces de l'ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Painel de Revisão Independente se posiciona a favor da DCA Trust e recomenda à Diretoria da ICANN retomar a avaliação da solicitação da DCA

10 juillet 2015

Um painel composto por três membros que foi convocado para analisar a solicitação feita pela DotConnectAfrica Trust (DCA) para a realização de uma Revisão Independente enviou sua posição final ontem à noite. A declaração do IRP com 63 páginas que agora está publicada no site da ICANN [PDF, 506 KB], se posicionou a favor da DCA e recomendou que a ICANN envie de volta a solicitação da DCA Trust por .AFRICA para uma nova avaliação.

O painel citou duas principais preocupações relacionadas à posição do Comitê Consultivo para Assuntos Governamentais (GAC) da ICANN sobre a solicitação da DCA: (1) o painel demonstrou preocupação com o fato de o GAC não ter incluído e a ICANN não ter solicitado uma justificativa para a posição do GAC; e (2) o painel também expressou preocupação com o fato de a ICANN ter tomado uma atitude com relação à posição do GAC sem conduzir diligência no nível da transparência e com o modo como a posição foi desenvolvida pelo GAC.

O painel considerou que a ICANN teve uma conduta inconsistente com os Artigos e os Estatutos da ICANN demonstrada em determinadas ações e inações por parte de sua Diretoria.

"Em conformidade com os Estatutos da ICANN, a ICANN revisará cuidadosamente a declaração do painel, e sua Diretoria deverá considerar o assunto em seu próximo encontro no dia 28 de julho de 2015", declarou John Jeffrey, Secretário e Conselheiro Geral da ICANN.

Embora a ICANN já tenha entrado em um acordo com o Registro Central de .ZA para a cadeia de caracteres .AFRICA, o painel recomendou que a ICANN continue recusando a delegação do gTLD .AFRICA neste momento. O painel determinou que a ICANN pague taxas administrativas e do painel. Ele também estabeleceu que ambas as partes são responsáveis pelas despesas e pelos honorários de seus próprios advogados.

O IRP é um dos processos de revisão de responsabilidade definidos nos Estatutos da ICANN. Para entender como funcionam os processos de revisão de responsabilidade da ICANN, incluindo o IRP, veja este infográfico.