مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Como um relógio suíço

30 يوليو 2014
بقلم Ashwin Rangan

null

A própria expressão "como um relógio suíço" inspira imagens poderosas (e quase universais). De um dispositivo mecânico. Que funciona com precisão. Elegância. Com peças projetadas cuidadosamente. Montadas com muita dedicação. Com engrenagens e mecanismos combinados. Cada um com uma finalidade específica. Cada peça diz algo diferente. E juntas, elas informam o horário. O tempo, representado em diferentes medidas: segundos, minutos, horas, dias da semana, datas no mês, fases da lua, meses do ano.

A região de Jura no nordeste da Suíça é conhecida por sua perícia na fabricação de relógios. Eu tive a sorte de visitar a Suíça há alguns anos. Aprendi sobre a história centenária da fabricação de relógios. E sobre muitos dos avanços que geraram os relógios de pulso precisos da atualidade, que marcam todos os segundos de um século. Nossa!

Também aprendi que nem sempre foi assim. Me contaram que quando foram lançados no fim do século XVI, os relógios de pulso aproximavam o tempo. Nos últimos séculos, peças foram adicionadas e retiradas. Metais e minerais foram escolhidos e descartados. Pedras e joias foram usadas para desafiar o desgastes e criar uma fricção dinâmica previsível. Movimentos foram testados. Muitos prometeram, mas não cumpriram. Alguns sobreviveram.

Hoje em dia, há muitas estruturas em um relógio suíço em que ninguém repara. Por exemplo, um movimento automático que faz com que não seja necessário dar corda no relógio. A proporção de engrenagens, que era um dos segredos mais bem guardados quando esse setor dava seus primeiros passos.

Nos poucos meses em que estou na ICANN, pensei em maneiras para estruturar nossa ampla comunidade da Internet, em que a ICANN trabalha. Comecei a pensar no relógio suíço como uma estrutura de referência.

De muitas maneiras, a comunidade mais ampla da Internet é como um relógio suíço em evolução. A ICANN é apenas uma das muitas engrenagens desse conjunto de mecanismos entrelaçados. Alguns dos mecanismos estão bem ajustados e não saem do lugar há anos. Com amor, visão de futuro, cuidado e várias horas de trabalho voluntário, criamos esse mecanismo grande, global, inovador, com várias partes interessadas, orientado por consenso e ascendente. O resultado é a Internet, com cada peça transmitindo uma mensagem. Juntas, elas representam essa grande contribuição à humanidade, a Internet.

Somos a Comunidade da Internet, e assim como as engrenagens e mecanismos do relógio suíço, nós nos conectamos. A palavra-chave é conexão. Caso contrário, nos separaríamos.

A conexão envolve tração. Isso gera melhores resultados. Leva a uma Internet que sempre melhora. Com o diálogo construtivo como lubrificante. A ICANN tem um papel nisso, com certeza. E de uma forma menor, a TI da ICANN tem uma finalidade.

A função da ICANN é atender à Comunidade da Internet, tão grande, diversificada e dispersa. A finalidade da TI na ICANN é definir, desenvolver e fornecer serviços de tecnologia. A tecnologia é um dos meios mais importantes de aproximação da comunidade global de forma eficiente e eficaz.

O mundo todo é nossa Jura. Precisamos experimentar (e estar dispostos a descartar) meios e mecanismos diferentes para ganhar mais tração. Caso contrário, como engrenagens sem dentes, podemos nos desconectar uns dos outros.

Representando a Comunidade da Internet, já temos ecossistemas de SOs, ACs, partes contratadas, nossa Diretoria, a própria ICANN, as organizações I*, as sociedades... Temos a ideia de estender o conceito de grupos de usuários a esses ecossistemas. Uma "voz da comunidade" para ajudar a moldar as necessidades de serviços desejadas.

Nos últimos 18 meses, a ICANN criou e contratou profissionais para uma organização de gerenciamento de produtos. Essa é a engrenagem dentada da ICANN para se conectar com as Comunidades que atendemos. O Gerenciamento de Produtos da ICANN pode ajudar a criar a resposta às necessidades de serviços de nossa comunidade.

Durante o ICANN 50, concluído recentemente em Londres, houve o interesse na formação de grupos de usuários das comunidades de registradores e registros, da Diretoria, do SSAC, do GAC e do ALAC para participação na ICANN. Espero que o diálogo com outros grupos da Comunidade continue no ICANN 51, gerando interesse na formação de grupos de usuários similares.

Com essas estratégias, estamos no caminho para a criação de mecanismos integrados. A comunidade de Registradores e a Diretoria já trabalham com a equipe da ICANN para descobrir meios de direcionar melhor os serviços de TI desejados. O GAC comunicou um cronograma claro para a participação. O SSAC e o ALAC expressaram sua intenção de iniciar um processo similar.

Dando os primeiros passos por esse caminho, vale destacar que os suíços aperfeiçoaram os mecanismos de seus relógios durante quatro séculos. Nós, a Comunidade da Internet, nascemos há mais ou menos 30 anos. E diferentemente dos metais e minerais, somos humanos. Temos pensamentos, sentimentos e opiniões. Somos maleáveis, não rígidos. E mesmo assim, buscamos a precisão. Sem dúvida é uma busca válida, mas precisamos de tempo para testar alternativas e ficar com as poucas que funcionam. Para todos nós. A ideia dos grupos de usuários parece ter bons resultados por ora.

Conexão. Com os Grupos de Usuários da comunidade. Entrelaçados ao Gerenciamento de Produtos da ICANN. Sincronizados uns com os outros. Em um ritmo que faz sentido. Nosso relógio suíço em evolução…

Authors

Ashwin Rangan

Ashwin Rangan