مدونات ICANN

اقرأ مدونات ICANN لتبقى على اطلاع على آخر أنشطة وضع السياسات والمحافل الإقليمية وغيرها.

Sucesso da ICANN na ONU

10 أكتوبر 2014
بقلم Grace Abuhamad

null
ICANN Vice President Veni Markovski and ICANN Senior Advisor to the President Tarek Kamel leading the engagement with the UN

No início desta semana, a ICANN foi coanfitriã de um debate informal sobre Países em desenvolvimento e governança da Internet na sede da ONU em Nova York. Com o apoio da Missão Permanente da República Árabe do Egito na ONU, o almoço reuniu mais de 70 representantes de 45 países e organizações intergovernamentais. Um grupo de especialistas representou a ICANN: Tarek Kamel, conselheiro sênior do presidente; George Sadowsky, membro da Diretoria; e Veni Markovski, vice-presidente de participação da ICANN na ONU em Nova York.

ICANN around the table co-hosting informal discussion at the UN Headquarters in New York

O embaixador Amr Aboulatta, representante permanente do Egito na ONU, deu início ao almoço. Em seguida, o embaixador Sacha Sergio Llorentty Soliz, representante permanente da Bolívia e presidente do G77, disse que a tecnologia da informação e da comunicação é uma prioridade na agenda de desenvolvimento da ONU e falou sobre o sucesso do encontro NetMundial realizado no Brasil em abril desse ano. Elia Armstrong, da UNDESA, que supervisiona o Fórum de Governança da Internet, falou sobre três questões: a importância da Internet para o desenvolvimento em um mundo interconectado; as oportunidades e desafios que os países enfrentam para esse desenvolvimento; e a importância da cooperação internacional através do WSIS.

Tarek Kamel e George Sadowsky falaram sobre a história e a formação da ICANN, o processo do WSIS e projetos atuais da ICANN, como o programa de novos gTLDs e IDNS. Tarek reafirmou que a tarefa principal da ICANN é coordenar os identificadores exclusivos da Internet e garantir que o DNS continue "seguro, estável e resiliente". Ele destacou as etapas pelas quais a ICANN passou para chegar à globalização. Tarek e George falaram sobre a função dos países em desenvolvimento nos debates sobre governança da Internet e a necessidade de suas opiniões. Eles também destacaram a importância da contribuição do público para manter um ecossistema de Internet aberto, unido e preparado para receber os próximos bilhões de usuários.

UN Representative, Amr Aboulatta and Senior adviser to the ICANN President, Tarek Kamel adressing the group

Tarek mencionou o estudo do Boston Consulting Group [PDF, 983 KB] como uma maneira de quantificar os benefícios da Internet para as economias em crescimento. Ele concluiu dizendo: "Precisamos da sua contribuição política e da sua participação nesses processos. Esperamos ter diálogos construtivos sobre o desenvolvimento da ICANN nos próximos doze meses". Veni Markovski compartilhou o objetivo, desenvolvido pela equipe de participação governamental da ICANN, de continuar com as reuniões informativas regulares com as missões da ONU, participar de reuniões bilaterais, fornecer informações factuais aos diplomatas e participar de debates sobre a agenda do Segundo comitê da Assembleia Geral da ONU, que lida com tecnologia da informação e comunicação para o desenvolvimento.

Houve perguntas relacionadas à função dos governos na ICANN e no ecossistema de governança da Internet como um todo. O debate também destacou a fragmentação da Internet e o efeito negativo desproporcional que ela teve sobre os países em desenvolvimento. Além disso, os participantes se interessaram pela importância e o significado do anúncio do governo dos Estados Unidos de sua intenção de fazer a transição da administração das funções da IANA. Para encerrar, houve uma discussão sobre os diferentes modelos de governança para diferentes tecnologias, a coordenação do processo do WSIS e os encontros WSIS+10 em 2015.

Os participantes ficaram satisfeitos com o que aprenderam sobre a ICANN, seu envolvimento com a ONU e os debates mais recentes sobre a governança da Internet em todo o mundo.

A sessão informativa superou as expectativas da ICANN em todos os sentidos e há interesse na realização de outra sessão depois da plenipotenciária da ITU. Enquanto isso, Veni continuará promovendo o interesse pela ICANN dentro da ONU.

Mais uma observação: Tarek e Veni também tiveram uma reunião de uma hora com o secretário-geral assistente Thomas Gass (UNDESA), para conversar sobre o apoio da ICANN ao IGF e ao WSIS. Eles enfatizaram que a cooperação entre a UNDESA e a ICANN nesse assunto é importante, e deve continuar tanto em Nova York quanto em Genebra.

Authors

Grace Abuhamad