Блоги ICANN

Читайте блоги ICANN, чтобы получать новости о деятельности в области формирования политики, региональных мероприятиях и других событиях.

O Fórum Árabe de Governança da Internet ganha mais terreno

15 декабря 2014
Автор

null
Audience at the 3rd Arab IGF in Beirut

Cerimônia de abertura do IGF árabe

Com um número cada vez maior de participantes da comunidade árabe de partes interessadas, o terceiro IGF árabe anual foi realizado em novembro em Beirute, Líbano, com o tema "Perspectiva árabe para moldar o futuro da Internet". Mais de 500 participantes de mais de 30 países participaram, representando partes interessadas de governos, do setor privado, da sociedade civil e das comunidades acadêmica e técnica.

A presença da sociedade civil nesse encontro foi notável, não só em termos de números (de acordo com os organizadores, 40% dos participantes eram da sociedade civil), mas, o que é mais importante, por seu nível de entusiasmo e participação ativa. O fórum abordou assuntos relacionados ao mundo árabe, de políticas públicas da Internet, abertura e privacidade, direitos e responsabilidades dos usuários, liberdade de expressão, conteúdo árabe on-line, Nomes de Domínios Internacionalizados e IXPs, entre outros.

Durante a sessão principal sobre políticas públicas de Internet, tivemos a oportunidade de informar e atualizar a comunidade sobre o trabalho em andamento em relação à transição da administração da IANA e à responsabilidade da ICANN, além de incentivar as pessoas a participar do processo. Também realizamos um workshop sobre a estratégia regional da ICANN no Oriente Médio. Nele, os membros da comunidade ativos na ICANN falaram sobre projetos e iniciativas implementadas como parte da estratégia.

A ICANN apoia o IGF árabe desde sua concepção, desde o início quando ele era apenas uma ideia até hoje, participando e apoiando todos os seus eventos.

O IGF árabe foi muito bem-sucedido na abertura de novos canais de participação para que a comunidade árabe aprenda e explore maneiras de aproveitar o conhecimento adquirido para apoiar as comunidades de seus países. Também conhecemos os desafios que o IGF árabe enfrenta para se tornar uma plataforma estável e sustentável na região. Todas as partes interessadas do mundo árabe precisam trabalhar em equipe para garantir a sustentabilidade do IGF árabe, e para melhorar sua transparência e capacidade de inclusão.

Na verdade, como qualquer processo com várias partes interessadas, o IGF árabe continuará evoluindo com o tempo, e nunca chegará ao ponto de satisfazer a todos. Mas o encontro deste ano mostrou que o IGF árabe está ganhando mais terreno, atraindo novas vozes que muitas vezes estão ausentes dos fóruns globais sobre governança da Internet. Essa já é uma grande realização.

Por Baher Esmat, Vice-presidente regional, Oriente Médio

Authors

Baher Esmat

Baher Esmat

VP, Stakeholder Engagement - Middle East & Managing Director MEA