Skip to main content
Resources

ICANN ELEGE PRÓXIMO PRESIDENTE E CEO

Alguém com experiência no setor da Internet para liderar a organização global sem fins lucrativos responsável pelos sistemas de identificadores exclusivos da Internet

Esta página também está disponível em:

LOS ANGELES, 10 de junho de 2024 – A Diretoria da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) elegeu Kurt Erik "Kurtis" Lindqvist como o próximo presidente e CEO (diretor executivo geral) da ICANN. Lindqvist é um líder do setor que agrega mais de 30 anos de know-how no desenvolvimento comercial de Provedores de Serviços de Internet e operadores de rede do mundo todo, além de uma experiência profunda na comunidade da ICANN. Lindqvist assumirá a função oficialmente em 5 de dezembro de 2024.

"Tenho a satisfação de dar boas-vindas ao Kurtis na ICANN", afirmou Tripti Sinha, presidente da Diretoria da ICANN. "Ele é um líder inovador muito respeitado que impulsionará a ICANN para o futuro evoluindo a organização, promovendo parcerias ainda mais sólidas no nosso setor e exercendo com maestria a função essencial da ICANN no modelo de múltiplas partes interessadas de governança da Internet no cenário mundial."

Lindqvist atua como CEO da London Internet Exchange (LINX) desde 2019. Sua trajetória impressionante inclui a posição de CEO da Netnod e consultor governamental sobre governança da Internet, retenção de dados e políticas para largura de banda. Lindqvist é membro participativo da comunidade da Internet há mais de 20 anos, tendo atuado no Conselho de Arquitetura da Internet e como presidente de grupos de trabalho no RIPE e na IETF (Internet Engineering Task Force, Força-tarefa de Engenharia da Internet).

"A visão, os valores e o compromisso do Kurtis em garantir uma Internet única e interoperável mundialmente se alinha perfeitamente aos objetivos e planos estratégicos da Internet", continuou Sinha. "Sua vasta experiência no setor, além das suas habilidades de liderança, técnicas e políticas excepcionais, permitirão a ele colaborar de maneira eficiente com a equipe, a Diretoria e a comunidade da ICANN a fim de cumprir a missão da ICANN."

"É com grande alegria que me junto à ICANN neste momento decisivo", disse Lindqvist. "Desde a arquitetura aberta até o modelo de governança de múltiplas partes interessadas, a Internet tem possibilitado a inovação e a transformação de setores inteiros. Para mim, é de extrema importância proteger e estimular esse potencial. A ICANN, enquanto parte integrante do ecossistema, detém uma posição essencial para o sucesso desse modelo, junto com as tecnologias que o tornam possível. Estou ansioso para trabalhar com a equipe e a Diretoria no cumprimento da missão da ICANN."

Sally Costerton continuará atuando como presidente e CEO interina até Lindqvist assumir a função em dezembro. "A Sally garantiu uma liderança e continuidade quando mais precisávamos e assegurou de que continuássemos realizando nossas iniciativas estratégicas", declarou Sinha. "Somos gratos à Sally e contamos com a participação dela daqui para frente."

A indicação de Lindqvist representa a conclusão de um longo processo que teve início com a criação de um Comitê de Busca de CEO. O Comitê realizou uma busca global que resultou em uma lista seleta e diversificada de 100 candidatos, representando mais de 20 países das Américas do Norte e do Sul, África, Europa, Ásia e Austrália. Desse grupo de candidatos, 15 nomes foram identificados como parte de uma longa lista (quatro mulheres e 11 homens). Uma avaliação mais rigorosa resultou na seleção de sete pessoas (três mulheres e quatro homens), que foram entrevistadas pelo Comitê de Busca de CEO. O Comitê selecionou três finalistas entre os candidatos, sendo que dois deles foram entrevistados por todos os membros da Diretoria. A Diretoria elegeu Lindqvist unanimemente durante uma reunião em 8 de junho de 2024.

Sinha agradeceu a todo o Comitê de Busca de CEO pela sua diligência e dedicação e a Chris Chapman, presidente do Comitê, pela sua liderança ao longo desse extenso e meticuloso processo de busca, que incluiu sessões expositivas sem precedentes com a comunidade em geral e partes interessadas antes do início dessa busca.

Lindqvist continuará desempenhando sua função na LINX até a seleção de um sucessor. Quando assumir sua nova função em 5 de dezembro, ele vai colaborar com a Diretoria e a equipe executiva da ICANN para garantir uma transição de liderança tranquila.

Lindqvist trabalhará do escritório da ICANN em Genebra, Suíça, e passará bastante tempo na sede da ICANN em Los Angeles, Califórnia.

Sobre a ICANN

A missão da ICANN é ajudar a garantir uma Internet global estável, segura e unificada. Para entrar em contato com outra pessoa pela Internet, você precisa digitar um endereço (um nome ou um número) no computador ou em outro dispositivo. Esse endereço deve ser único, para que os computadores possam se encontrar. A ICANN ajuda a coordenar e administrar esses identificadores exclusivos em todo o mundo. A ICANN foi fundada em 1998 como uma corporação de utilidade pública sem fins lucrativos, com uma comunidade de participantes do mundo todo.

Contato de mídia

Patty Oien
Patty.Oien@hillandknowlton.com
+1 415 203 3715

Kurt Erik

BIO: Kurt Erik "Kurtis" Lindqvist

Kurt Erik "Kurtis" Lindqvist tem um histórico amplo e diversificado em engenharia e no desenvolvimento comercial de ISPs (Internet Service Providers, Provedores de Serviços de Internet) e redes de operadoras no mundo todo. Nos últimos 20 anos, ele tem trabalhado ativamente na comunidade da Internet e já desempenhou diversas funções, acumulando grande experiência.

Desde 2019 ele atua como CEO da London Internet Exchange, uma organização controlada por seus membros e uma das maiores operadoras do setor de serviços de interconexão no mundo todo. Ele se juntou à organização como diretor executivo de marketing em 2016. Antes disso, de 2002 a 2015, ele foi CEO da Netnod, uma operadora de IXP (pontos de troca de Internet), serviços do DNS (Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínio) e um dos maiores servidor-raiz do DNS no mundo.

Kurt Erik já desempenhou funções em diversas organizações da comunidade da Internet. Ele foi presidente da Euro-IX (2003-2020), atuou no Conselho de Arquitetura da Internet (2005-2009) e liderou grupos de trabalho no RIPE e na IETF (Internet Engineering Task Force, Força-tarefa de Engenharia da Internet). Kurt Erik também é consultor governamental sobre governança da Internet, políticas para largura de banda, retenção de dados e muitos outros tópicos. Originalmente das Ilhas Åland, na Finlândia, Kurt Erik estudou ciência da computação na Universidade de Uppsala, Suécia, e tem um EMBA do IMD em Lausanne, Suíça.

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."