Skip to main content
Resources

ATUALIZAÇÃO DE POLÍTICA | Volume 14, edição 7 – julho de 2014

Esta página também está disponível em:

PDF Version [PDF, 522 KB]

https://www.icann.org/resources/pages/update-2014-02-20-en

ÍNDICE ANALÍTICO:

Toda a ICANN

  1. Assuntos Atualmente Abertos para Comentário Público

ASO

  1. Conselho de Endereços da ASO se reúne na ICANN 50

ccNSO

  1. ccNSO indica membros para o Grupo de Coordenação do Processo de Transição da Administração da IANA
  2. Relatório Final do Grupo de Trabalho de Interpretação do Quórum da ccNSO
  3. Relatório Final do Grupo de Trabalho de Implementação do Repositório de Contatos da ccNSO
  4. Lista Global de E-mails de ccTLDs criada para a Transição da Administração da IANA
  5. Material pós-Encontro da ccNSO em Londres Compilado
  6. A ccNSO dá as boas-vindas a seu 151o membro

GNSO

  1. Grupo de Discussão da GNSO – Rodadas Subsequentes de Novos gTLDs
  2. Atualização sobre o ICANN 50: Novos vídeos da GNSO
  3. PDP de Proteção aos Direitos de Remediação de IGO – INGO – Regulamento Aprovado e Convocação de Voluntários Iniciada

At-Large

  1. Atividades de Desenvolvimento de Políticas do ALAC de meados de junho a meados de julho
  2. Sucesso da Cúpula At-Large no ICANN 50

GAC

  1. Encontro Governamental de Alto Nível Realizado em Londres
  2. GAC encerra o Encontro de Londres

RSSAC

  1. Comissão do RSSAC formada
  2. O RSSAC se envolve com a comunidade na ICANN 50

Leia em seu idioma preferido

A atualização de política da ICANN está disponível nos seis idiomas oficiais das Nações Unidas. A atualização de política é publicada no site da ICANN e está disponível por meio da assinatura on-line. Pare receber a atualização na sua caixa de entrada todos os meses, acesse a página de assinaturas da ICANN, informe seu endereço de e-mail e selecione "Atualização de política" para assinar. Esse serviço é gratuito.

Declaração de finalidade da atualização de política da ICANN

Envie perguntas, comentários e sugestões para: policyinfo@icann.org.

Organizações de apoio a políticas e comitês consultivos

Organização de Apoio a Endereços ASO
Organização de Apoio a Nomes de Domínio com Código de País ccNSO
Organização de Apoio a Nomes Genéricos GNSO
Comitê Consultivo Geral (At-Large) ALAC
Comitê Consultivo Governamental GAC
Comitê Consultivo para o Sistema de Servidor-Raiz RSSAC
Comitê Consultivo para Segurança e Estabilidade SSAC

Toda a ICANN

1. Assuntos Atualmente Abertos para Comentário Público

No momento, há vários períodos de comentário público abertos sobre assuntos de interesse da comunidade da ICANN. Manifeste-se agora para compartilhar suas opiniões sobre tópicos como:

Estudo para Avaliar Soluções para o Envio e a Exibição de Dados de Contato Internacionalizados. Esse Fórum Público solicita comentários sobre o estudo realizado por especialistas que avalia as soluções disponíveis para o envio e a exibição de dados de contato internacionalizados (como o WHOIS). O estudo documenta e avalia as possíveis soluções para enviar ou exibir dados de contato em conjuntos de caracteres não ASCII (Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação). Ele tem como objetivo informar a comunidade da ICANN sobre a possibilidade de transliteração, transcrição ou tradução de dados de registro internacionalizados para ampla acessibilidade. O período de respostas termina no dia 24 de julho.

Solicitação do Processo de Avaliação de Serviços de Registro para .NGO e .ONG – Introdução do Agrupamento Técnico. O Registro de Interesse Público, operador dos TLDs .NGO e .ONG solicitou fornecer um novo serviço de registro para dar suporte ao agrupamento técnico obrigatório de seus domínios de segundo nível. A Política de Avaliação de Serviços de Registros exige que a proposta seja publicada para Comentário Público. O período de respostas termina no dia 30 de julho.

Emenda no Contrato de Registro de .WED – Introdução da Venda de Domínios de Terceiro Nível. Atgron, Inc., operador de .WED, solicitou a autorização da venda de domínios de terceiro nível no TLD e enviou 11.000 nomes de domínio nos quais ofereceria registros. A Política de Avaliação de Serviços de Registros exige que a proposta seja publicada para Comentário Público. O período de respostas termina no dia 31 de julho.

Requisitos de WHOIS e Conflitos com Leis Nacionais. Faça seus comentários ou sugira alterações ao Procedimento do WHOIS para Conflitos com Leis Nacionais. Trata-se de um processo para que a ICANN, seus registradores e registros coletem, exibam ou distribuam dados de WHOIS quando houver um conflito com leis locais ou nacionais. O período de respostas termina no dia 1° de agosto.

.PARIS – Introdução do Programa de Lançamento Aprovado. A cidade de Paris, operador de .PARIS, solicitou o registro de alguns nomes de domínio antes da conclusão do Período Experimental do TLD. O Processo de Solicitação do Programa de Lançamento Aprovado exige que a solicitação seja publicada para Comentário Público. O período de respostas termina no dia 1° de agosto.

Introdução de Nomes de Domínio com Dois Caracteres no Espaço de Nomes de novos gTLDs. Seis registros, representando 148 TLDs, solicitaram que a ICANN libere algumas sequências de dois caracteres. A Política de Avaliação de Serviços de Registros exige que essas propostas sejam publicadas para Comentário Público. O período de respostas termina no dia 1° de agosto.

Roteiro Preliminar para a Aceitação Universal de TLDs. Comente sobre um caminho proposto para resolver problemas de aceitação técnica com o uso de nomes de domínio e identificadores da Internet relacionados, independentemente da extensão do script escrito ou da antiguidade de um TLD. O período de respostas termina no dia 8 de agosto.

Apresentação dos nomes de domínio de dois caracteres para .DEALS, XN-FJQ720A, .CITY, .XYZ, .COLLEGE, .GOP, .TRADE, .WEBCAM, .BID, .HEALTHCARE, .WORLD, .BAND. Quatro registros, representando 12 TLDs, solicitaram que a ICANN libere alguns rótulos de dois caracteres. A Política de Avaliação de Serviços de Registros exige que essas propostas sejam publicadas para Comentário Público. O período de comentários termina no dia 29 de julho; o período de respostas termina no dia 20 de agosto.

Para obter uma lista completa das questões abertas para comentários públicos, bem como fóruns de comentários públicos encerrados e arquivados recentemente, acesse a página da Web para Comentário Público.

A equipe também mantém uma página para ajudar a prever possíveis oportunidades "futuras" para comentários públicos. Essa página ( página "Public Comments – Upcoming" [Comentários Públicos – Futuros]) fornece informações sobre possíveis oportunidades futuras para comentários públicos. A página é atualizada após cada Encontro Público da ICANN para ajudar as pessoas e a comunidade a definir prioridades e planejar suas futuras cargas de trabalho.


ASO

2. Conselho de Endereços da ASO se reúne na ICANN 50.

Resumo

O Conselho de Endereços da ASO se reuniu no ICANN 50 para uma semana de atividades bem-sucedidas

Acontecimentos recentes

O ASO AC informou a comunidade sobre seu trabalho recente, inclusive a exaustão do IPv4 e transferências. A apresentação, as gravações e transcrições estão disponíveis aqui para consultas. O ASO AC se reuniu com a Diretoria da ICANN em um encontro aberto para falar sobre a transição da administração das funções da IANA pela NTIA, além de outras questões relacionadas à Política de Endereços.

Próximas etapas

A próxima teleconferência do ASO AC está programada para 6 de agosto de 2014, às 12:00 UTC.

Mais Informações

Contato da Equipe

Barbara Roseman, Diretora de Políticas e Analista Técnica

Carlos Reyes, Analista de Políticas Sênior


ccNSO

3. ccNSO indica membros para o Grupo de Coordenação do Processo de Transição da Administração da IANA

Resumo

O Conselho da ccNSO confirmou quatro membros de ccTLDs no Grupo de Coordenação do Processo de Transição da Administração da IANA.

Acontecimentos recentes

Em seu encontro em Londres, o Conselho da ccNSO nomeou um Comitê de Seleção, que incluía:

  • Um representante indicado pelas Organizações Regionais de ccTLD.
  • Um representante dos ccTLDs que não fosse membro da ccNSO.
  • Um ccTLD que fosse membro da ccNSO.
  • Dois membros do Conselho da ccNSO, inclusive seu Presidente.

Depois de uma convocação aberta por indicações a todos os ccTLDs (membros da ccNSO ou não) e de uma longa deliberação, esse Comitê selecionou as seguintes pessoas para representar os ccTLDs no Grupo de Coordenação:

  • Martin Boyle (.UK)
  • Keith Davidson (.NZ)
  • Xiaodong Lee (.CN)
  • Mary Uduma (.NG)

O Conselho da ccNSO confirmou a seleção por meio de uma votação por e-mail.

Histórico

No dia 6 de junho, a ICANN anunciou que o Grupo de Coordenação seria formado por 27 indivíduos selecionados por suas respectivas comunidades e processos. e que pedia "cuidado para garantir a obediência aos padrões de diversidade e para evitar conflitos de interesse."  Quatro dessas 27 posições no Grupo de Coordenação foram reservadas para ccTLDs, ,membros ou não da ccNSO, selecionados pela ccNSO.

No encontro de 25 de junho de 2014, depois de consultar as Organizações Regionais de ccTLD e os gerentes de ccTLD presentes no encontro de Londres, o Conselho da ccNSO indicou um comitê de seleção, com a tarefa de selecionar os quatro membros de ccTLDs para o Grupo de Coordenação do Processo de Transição da Administração da IANA (indicados). O Comitê de Seleção foi formado por:

  • Alberto Pérez Gómez , .ES, não membro da ccNSO
  • Byron Holland, .CA, presidente da ccNSO, presidente do comitê
  • Young Eum Lee, .KR, conselheiro da ccNSO
  • Patricio Poblete, .CL, membro da ccNSO
  • Giovanni Seppia, .EU, membro indicado para a Organização Regional de ccTLD

Depois de uma convocação de indicações e de longos debates, o comitê de seleção chegou a um acordo sobre os candidatos.

Mais Informações

Contato da Equipe

Bart Boswinkel, Conselheiro de políticas sênior da ccNSO


4. Relatório Final do Grupo de Trabalho de Interpretação do Quórum da ccNSO

Resumo

O Grupo de Trabalho de Interpretação do Quórum da ccNSO enviou seu relatório final e recomendações ao Conselho da ccNSO para aprovação.

Acontecimentos recentes

O Relatório Final do Grupo de Trabalho foi enviado ao Conselho antes do Encontro de Londres. No entanto, devido à falta de tempo, o Conselho ainda não debateu esse relatório e suas recomendações.

Histórico

Depois de analisar o Relatório Final do antecessor do Grupo de Trabalho de Interpretação do Quórum, o Grupo de Estudo de Quórum, o Conselho da ccNSO decidiu que uma de suas recomendações (Recomendação 2) precisava de mais análises antes da decisão final.

Desenvolver um mecanismo em que os membros da ccNSO possam indicar como sua "ausência de voto" deve ser interpretada na votação, indicando (1) "Abstenção"; (2) "Não endossarei a política"; ou (3) "Não me contem como quórum", sendo que a última opção indica que o membro considera que não tem informações suficientes sobre o assunto, mas não quer impedir que a questão passe por uma votação.

O Grupo de Estudo recomendou essa remediação porque às vezes não são recebidos votos suficientes para atender aos requisitos de quórum nas eleições e períodos de votação da ccNSO.

O Conselho queria explorar de forma adequada as implicações dessa recomendação e descobrir se há apoio suficiente da comunidade para tal mudança. O Grupo de Trabalho de Interpretação do Quórum formou-se em abril de 2014 com o objetivo de:

  • Esclarecer os diferentes significados de "ausência de voto".
  • Analisar as possíveis implicações do modelo sugerido na recomendação em questão
  • Descobrir a opinião da comunidade sobre essa recomendação.
  • Com base no resultado, fazer uma recomendação final ao Conselho.

Para descobrir a opinião dos membros da ccNSO em relação à recomendação, realizou-se uma pequena pesquisa durante maio/junho de 2014.

Concluiu-se que não havia apoio dos membros para a implementação dessa solução, por isso a recomendação final do Grupo de Trabalho é que ela não deve ser aplicada.

Próximas etapas

Espera-se que o Conselho da ccNSO adote o relatório e suas recomendações em sua próxima reunião.

Mais Informações

Contato da Equipe

Gabriella Schittek, especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


5. Relatório Final do Grupo de Trabalho de Implementação do Repositório de Contatos da ccNSO

Resumo

O Grupo de Trabalho de Implementação do Repositório de Contatos da ccNSO ("CRI-WG") publicou seu relatório final.

Acontecimentos recentes

O Conselho da ccNSO aprovou o Relatório Final do CRI-WG e suas recomendações.

Histórico

O CRI-WG foi criado em abril de 2011, seguindo as recomendações do Grupo de Trabalho de Resposta a Incidentes ("IR-WG"). O CRI-WG analisou os custos e outros fatores relevantes para implementar, manter e operar um repositório de resposta a incidentes, conforme proposto pelo IR-WG. A comunidade de membros de ccTLDs foi consultada em dezembro de 2013 para analisar o nível de interesse em tal serviço. As recomendações do CRI-WG se baseiam nos resultados dessa pesquisa.

Próximas etapas

Seguindo as recomendações do CRI-WG, outro Grupo de Trabalho (Comunicação Segura por E-mail para a Resposta a Incidentes de ccTLDs – "SECIR-WG") será estabelecido, com o objetivo de implementar uma lista de e-mails muito simples e segura. O trabalho será realizado em cooperação com Organizações Regionais e outros agentes com iniciativas similares.

Mais Informações

Contato da Equipe

Gabriella Schittek, especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


6. Lista Global de E-mails de ccTLDs criada para a Transição da Administração da IANA

Resumo

Uma lista global de e-mails de gerentes de ccTLDs foi criada para compartilhar informações e envolvê-los no Processo de Transição da Administração da IANA.

Acontecimentos recentes

Para informar todos os gerentes de ccTLDs sobre o processo de transição da administração da IANA e envolvê-los nesse processo, a ccNSO criou uma lista de e-mails. Os assinantes da lista receberão publicações da Secretaria da ccNSO, mas não podem publicar nada.

Próximas etapas

A lista de e-mails será mantida apenas durante o Processo de Transição da Administração da IANA. Os gerentes de ccTLDs podem cancelar sua assinatura quando quiserem.

Se você é gerente de ccTLD e ainda não recebeu um e-mail sobre o Processo de Transição da Administração da IANA, entre em contato com a ccNSO.

Contato da Equipe

Gabriella Schittek, especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


7. Material pós-Encontro da ccNSO em Londres Compilado

Resumo

A ccNSO compilou todo o material importante de Londres em um só lugar, no site da ccNSO.

Mais Informações

Contato da Equipe

Gabriella Schittek, especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


8. A ccNSO dá as boas-vindas a seu 151o membro

Resumo

.RO (Romênia) entra na ccNSO como membro número 151.

Acontecimentos recentes

Durante o encontro de Londres, o Conselho da ccNSO aprovou a Romênia como membro mais recente. Agora a ccNSO conta com 151 membros, 40 da Europa.

Próximas etapas

A ccNSO convida outros ccTLDs para participar!

Mais Informações

Contato da equipe

Gabriella Schittek, especialista em políticas e gerente de apoio da ccNSO


GNSO

9. GNSO cria Grupo de Discussão sobre Rodadas Subsequentes de Novos gTLDs

Resumo

O Grupo de Discussão não PDP sobre Rodadas Subsequentes de novos gTLDs foi criado pelo Conselho da GNSO para debater as experiências obtidas na primeira rodada de solicitações de novos gTLDs e identificar assuntos para os futuros relatórios, conforme necessário.

Acontecimentos recentes

Uma Convocação de Voluntários foi divulgada e os membros do Grupo de Discussão estão sendo decididos. A participação está aberta para todos os interessados.  Os membros da comunidade que tenham interesse em participar do grupo devem enviar um e-mail à Secretaria da GNSO, indicando claramente se gostariam de participar como membros ou observadores. Para obter mais informações, inclusive uma explicação da diferença entre membro/observador, consulte a convocação de voluntários aqui.

Histórico

Em junho de 2008, a Diretoria da ICANN adotou as recomendações de política da GNSO para a introdução de novos gTLDs e pediu que a equipe desenvolvesse um plano de implementação para esse processo. Em junho de 2011, a Diretoria da ICANN aprovou um Guia de Solicitação ("AGB") para novos gTLDs e autorizou o lançamento do Programa de Novos gTLDs. O texto do AGB dizia que ele regia "a primeira rodada do que deve ser um processo contínuo para a introdução de novos gTLDs" e que "o objetivo da ICANN [era] lançar as rodadas subsequentes de solicitação de gTLDs o mais rápido possível".  A data das rodadas subsequentes deveria se basear nas "experiências obtidas e alterações necessárias depois da conclusão desta rodada" com o "objetivo de que a nova rodada de solicitação comece um ano depois do encerramento do período de envio de solicitações da rodada inicial".

Com o encerramento do período de envio de solicitações da rodada inicial em junho de 2012, o Conselho da GNSO acredita que tem interesse contínuo e uma função a desempenhar na avaliação das experiências da primeira rodada de solicitações e na proposta de recomendações de políticas, se necessário, para realizar alterações nas rodadas subsequentes. Esse Grupo de Discussão está sendo criado para iniciar esse processo de avaliação e possivelmente identificar áreas de futuro desenvolvimento de políticas da GNSO.

Próximas etapas

Depois de dar tempo adequado para que os membros da comunidade participem do Grupo de Discussão, será estabelecido um programa de reuniões, que começarão a ser realizadas.

Mais Informações

Contato da Equipe

Steve Chan, Gerente de Políticas Sênior da GNSO


10. Atualização sobre o ICANN 50: Novos vídeos da GNSO

Acontecimentos recentes

O ICANN 50 foi um encontro muito movimentado para a GNSO.  Foram realizadas mais de 60 reuniões em Londres. Além das conversas construtivas com os executivos sênior da ICANN, a GNSO usou seu tempo em Londres para falar sobre assuntos importantes, como o Relatório Final do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Serviços de Diretório de gTLD, a transição da administração das funções da IANA e o aumento da responsabilidade da ICANN. O Conselho da GNSO também apresentou e aprovou duas moções durante seu encontro público em Londres: (1) a aprovação do regulamento de um Grupo de Trabalho de PDP para o acesso de IGO e INGO a Direitos de Remediação e Mecanismos de Proteção; e (2) a criação de um Grupo de Discussão para avaliar as experiências obtidas pela primeira rodada de solicitações de novos gTLDs, a fim de identificar possíveis tópicos para futuros Relatórios de Assunto (consulte a notícia anterior, "GNSO cria Grupo de Discussão sobre Rodadas Subsequentes de Novos gTLDs").

Em uma entrevista em vídeo, Jonathan Robinson, presidente do Conselho da GNSO, recentemente compartilhou sua opinião sobre as questões de políticas abordadas pelo Conselho em Londres. Vídeos das explicações de Jonathan sobre como a GNSO funciona durante um encontro da ICANN, sua opinião sobre as próximas etapas da GNSO agora que o Relatório Final do EWG [PDF, 5.24 MB] foi publicado e sua descrição da iniciativa da GNSO para avaliar o Programa de Novos gTLDs por meio de um grupo de discussão serão publicados no site de vídeos da GNSO.

Mais Informações

Muitos dos presidentes dos Grupos de Partes Interessadas e Grupos Constituintes da GNSO também deram entrevistas filmadas, explicando o trabalho de seus grupos, convidando a participação de novos interessados e dando sua opinião sobre alguns dos assuntos que estão sendo discutidos entre seus colegas. Confira o site de vídeos da GNSO, o canal da ICANN no YouTubee a conta da GNSO no Twitter para acompanhar a publicação dos vídeos e as atualizações nos próximos dias e semanas.

Contato da Equipe

Equipe de políticas


11. PDP de Proteção aos Direitos de Remediação de IGO – INGO – Regulamento Aprovado e Convocação de Voluntários Iniciada

Resumo

Depois da recente aprovação de um novo Processo de Desenvolvimento de Políticas para considerar o acesso de Organizações Internacionais Governamentais  (IGOs) e Organizações Internacionais Não Governamentais (INGOs) a direitos de remediação e mecanismos de proteção, como a Política de Resolução Uniforme de Disputas (UDRP) e o Procedimento de Suspensão Rápida Uniforme (URS), o Conselho da GNSO aprovou o regulamento do Grupo de Trabalho de PDP, que deve ser formado para desenvolver recomendações de políticas sobre esse tópico. Também foi iniciada uma convocação de voluntários para o Grupo de Trabalho.

Acontecimentos recentes

Em 5 de junho de 2014, o Conselho da GNSO resolveu lançar um novo PDP para examinar a questão do acesso de IGOs e INGOs a certos mecanismos de proteção de direitos de remediação centrados na resolução de disputas para nomes de domínio de segundo nível. O voto do Conselho da GNSO foi realizado após a emissão de um Relatório de Assunto, uma etapa obrigatória do Estatuto da ICANN que precede um PDP da GNSO, e comentários públicos da comunidade. No dia 25 de junho de 2014, o Conselho da GNSO aprovou o regulamento para as deliberações do Grupo de Trabalho que será formado. Depois da aprovação do regulamento, foi lançada uma convocação de voluntários para o Grupo de Trabalho.

Próximas etapas

Foi criada uma lista de e-mails para o WG e continuamos aceitando voluntários (membros ou observadores). Volker Greimann, vice-presidente do Conselho da GNSO, é o contato do conselho e presidente temporário do WG, aguardando a seleção de um presidente permanente. Espera-se que o WG realize seu primeiro encontro nas próximas semanas.

Histórico

Em novembro de 2013, o Conselho da GNSO aprovou unanimemente todas as recomendações de consenso do WG do PDP sobre a Proteção de Organizações Governamentais Internacionais em todos os gTLDs (IGO-INGO PDP WG). Uma dessas recomendações foi de que o Conselho solicitasse um Relatório de Assunto, como uma etapa precedente a um possível PDP, sobre a questão do acesso e do uso de mecanismos de proteção de direitos de remediação, como a UDRP e a URS, por IGOs e INGOs protegidas. O Relatório de Assunto Preliminar foi publicado para comentários públicos em 10 de março de 2014. Um relatório de comentários públicos recebidos foi publicado em 16 de maio de 2014, e um Relatório de Assunto Final incorporando os comentários públicos relevantes foi preparado e enviado para o Conselho da GNSO em 25 de maio de 2014.

As IGOs e as INGOs atualmente têm dificuldade para confiar na UDRP e na URS para proteger seus identificadores no segundo nível. Para IGOs, o requisito do procedimento de concordar em submeter-se à jurisdição de um tribunal para uma apelação é entendido como algo que potencialmente prejudica seu status de imunidade à jurisdição nacional. Tanto para IGOs quanto para INGOs, os atuais mecanismos são baseados na premissa de propriedade de uma marcar ou outro direito dessa natureza. Embora algumas possam ter marcas registradas em seus nomes e/ou acrônimos, esse não é necessariamente o caso de todas as IGOs e INGOs.

Este PDP analisará se a UDRP e a URS devem ser alteradas ou não (e, em caso afirmativo, de que maneira) para permitir o acesso e o uso por IGOs e INGOs, ou se um procedimento distinto para a resolução de disputas elaborado especificamente e aplicável somente para IGOs e INGOs deve ser desenvolvido. É importante observar a limitação específica do PDP a somente os identificadores de IGOs e INGOs listados anteriormente pelo IGO-INGO PDP WG como qualificados para proteção, em suas recomendações de consenso adotadas pelo Conselho da GNSO em novembro de 2013.

Mais informações

Contato da Equipe

Mary Wong, Diretora de Políticas Sênior


At-Large

12. Atividades de Desenvolvimento de Políticas do ALAC de meados de junho a meados de julho

Resumo

Depois da conclusão bem-sucedida da segunda Cúpula At-Large, o ALAC intensificou o ritmo da preparação de declarações em resposta aos períodos de Comentário Público da ICANN, além de outros comentários e comunicados. Entre meados de junho e meados de julho, o ALAC enviou duas recomendações de políticas. Uma delas está aguardando ratificação. Particularmente, a Organização Regional de At-Large da Ásia, Austrália e Ilhas do Pacífico (APRALO) aumentou sua participação nas atividades de recomendações sobre políticas; dois membros da comunidade da APRALO foram responsáveis por recomendações de políticas pela primeira vez.

Acontecimentos recentes

As duas Declarações de Recomendações de Políticas do ALAC enviadas entre meados de junho e meados de julho estão resumidas a seguir.

Declaração do ALAC sobre a Versão Preliminar do Plano Estratégico de Cinco Anos da ICANN (AF16 – AF20)

  • O ALAC reconhece o trabalho da ICANN na incorporação dos comentários da "Versão Preliminar da Visão, Missão e Áreas de Foco da ICANN para um Plano Estratégico de Cinco Anos" neste documento e sugere uma tentativa de resumir o plano estratégico em uma página.
  • O ALAC pergunta se foram feitas análises de antigos Planos Estratégicos da ICANN em relação ao cumprimento dos objetivos.
  • O ALAC observa a ausência de versões traduzidas desse documento desde o início do período de Comentário Público.
  • O ALAC sugere à ICANN: 1) Adicionar o foco na melhoria da aceitação técnica universal dos Nomes de Domínios Internacionalizados (IDNs) nas solicitações, dentro da área de concentração n° 2; 2) Incluir o foco na melhoria do apoio logístico necessário para a Diretoria e a equipe da ICANN, além dos diferentes ACs e SOs dentro da área de concentração n° 3; e 3) Reformular a frase da área de concentração n° 4.1 como "Garantir que a função dos grupos de partes interessadas da ICANN no ecossistema evolutivo da Internet seja clara, reconhecida e bem compreendida mundialmente".

Declaração do ALAC sobre o Orçamento e Plano Operacional para o AF de 2015 (voto de ratificação programado para 18 de julho de 2014)

  • O ALAC considera o Orçamento e Plano Operacional Preliminar para o AF de 2015 bem projetados e apresentados, mas tem as seguintes observações e perguntas:
  • 1.1.2Como o número de 33 milhões de registros no AF de 2015 foi calculado?
  • 1.4 Favor esclarecer como o "impacto dos investimentos de capital do AF de 2014 (Salesforce.com, Digital Platform, website, etc.)" pode ser considerado como "despesas de desvalorização?"
  • 1.6Favor esclarecer como o aumento de US$ 3,7 mi em "GSE/Gov.Eng./Resp. Pub" pode representar 117,2%? Além disso, o crescimento das despesas operacionais de um ano para outro parecem não levar em conta nem a transição do USG (B) nem as outras áreas de prioridade (C).
  • 1.7 Depois de mais de um ano de experiência, prever o número de novos registros para o AF de 2015 é um exercício simples. Portanto, o risco de diminuição do ritmo de registros não deve ser alto.
  • 3.1Se o aumento dos gastos com funcionários para o programa não duplicou e se esses gastos foram subtraídos do orçamento normal da ICANN, isso deve ser mencionado claramente.
  • 3.1 / 3.4. Para o AF de 2013, não deve haver diferenças entre as estimativas de abril de 2014 e as estimativas de junho de 2013, já que junho de 2013 é o fim do AF de 2013, com números que não são estimativas, mas sim valores reais.
  • O ALAC espera que o processo de planejamento para o AF de 2016 e a interação com a comunidade melhorem significativamente, de forma que as observações da comunidade tenham impacto sobre o plano e o orçamento finais.

A comunidade At-Large está comentando a Declaração do ALAC sobre o Roteiro Preliminar para a Aceitação Universal de TLDs redigido por Satish Babu, vice-presidente da APRALO. Ele é responsável por uma Declaração de Recomendação de Política do ALAC pela primeira vez.

Atualmente, três Declarações de Recomendação de Política estão sendo redigidas pelo ALAC:

Mais Informações

Contato da Equipe

Xinyue (Ariel) Liang, Coordenadora de Políticas do At-Large


13. Sucesso da Cúpula At-Large no ICANN 50

Atlas II Logo
ICANN 50 At-Large Representatives

Resumo

O 50o Encontro da ICANN foi muito significativo para a comunidade At-Large, já que aproximadamente 150 representantes de Estruturas At-Large de todo o mundo se reuniram para a Segunda Cúpula At-Large (ATLAS II).

A ATLAS II foi uma oportunidade para a comunidade global de usuários finais da ICANN se encontrar, aprender, discutir, ensinar e influenciar políticas com o tema "Internet Global: A Perspectiva do Usuário".

Entre as realizações dos representantes do At-Large em Londres, estão uma Declaração da ATLAS II, que fornece uma série de recomendações e observações para garantir que a perspectiva do usuário esteja no centro das atividades da ICANN. 

Principais realizações da ATLAS II

As principais realizações da ATLAS II são: 

A Declaração contém observações e recomendações que servirão de base para o trabalho pós-ATLAS II na comunidade At-Large. 

  • Declaração da ATLAS II sobre a Declaração Multissetorial da NETmundial – Esta declaração afirmou o apoio dos participantes da ATLAS II à Declaração Multissetorial da NETmundial. A principal conclusão da declaração foi que a Comunidade At-Large pede que o ALAC continue alerta para cumprir a promessa da NETmundial e impulsionar o maior compromisso com os direitos dos usuários da Internet.
  • A comunidade At-Large recomenda que a comunidade mais ampla da ICANN aprenda com a experiência da conferência NETmundial. A comunidade At-Large apoia o avanço da 1Net e aceita o desafio de avançar com o que a NETmundial começou.
  • Sucesso das Assembleias Gerais das RALOs:

Como parte da ATLAS II, cada uma das cinco Organizações Regionais At-Large (RALOs) realizou a própria Assembleia Geral. Essas assembleias analisaram o trabalho do ano passado, debateram estratégias para o próximo ano e questões sobre política e processos de grande importância para as RALOs. Nessas reuniões formou-se a base do trabalho das RALOs no ano que vem.

  • Feira de Oportunidades:

Uma exitosa Feira de Oportunidades foi realizada na terça-feira, 24 de junho. Esse evento de troca de informações contou com dois palestrantes, Wolfgang Kleinwächter, diretor da ICANN, e Nnenna Nwakanma, coordenadora regional da World Wide Web Foundation na África, um questionário do At-Large, apresentações das cinco RALOs e o show de uma banda formada por músicos de diferentes AC/SOs.

Histórico: Objetivo e preparação

O ATLAS II deu continuidade às atividades bem-sucedidas da comunidade At-Large iniciadas na primeira cúpula At-Large (ATLAS), realizada junto com o encontro da ICANN no México, em março de 2009.  O evento no México foi fundamental, pois tornou-se a base para o envolvimento de muitas Estrutura At-Large (ALSes) na ICANN.

A ATLAS II tinha três finalidades principais:

  1. Fortalecer a estrutura ascendente da comunidade At-Large por meio do desenvolvimento de capacidades e o conhecimento dos processos e das políticas At-Large das 160 Estruturas At-Large (ALSes).
  2. Desenvolver ainda mais a capacidade de participação da comunidade At-Large na ICANN melhorando o conhecimento e o entendimento da comunidade sobre os principais assuntos abordados pela ICANN e sobre as funções e as responsabilidades da ICANN.
  3. Planejar a próxima etapa do desenvolvimento da comunidade ALAC/At-Large.

A comunidade At-Large organizou a ATLAS II de maneira ascendente.

Havia um comitê geral de organização da ATLAS II com nove grupos de trabalho da ATLAS II trabalhando em atividades específicas. O grupo principal, que supervisionou o trabalho dos outros grupos, foi o Comitê Organizador da Cúpula At-Large II. Os presidentes foram Eduardo Dias e Olivier Crepin-Leblond. O Comitê Organizador realizou mais de 50 chamadas para preparar todos os aspectos da Cúpula.

Mais Informações

Contato da Equipe

Heidi Ullrich, diretora sênior do At-Large


GAC

14. Encontro Governamental de Alto Nível Realizado em Londres

Resumo

Além das sessões tradicionais do GAC no ICANN 50 em Londres, em junho, realizou-se um Encontro Governamental de Alto Nível segunda-feira, 23 de junho.

Acontecimentos recentes

O Encontro Governamental de Alto Nível foi realizado pelo governo do Reino Unido, com a presidência de seu ministro de cultura, Ed Vaizey, e do presidente do GAC. O governo do Reino Unido convidou ministros de todo o mundo, membros do GAC ou não. No total, participaram 175 representantes de 77 governos (10 dos quais não são membros do GAC atualmente), além de 11 organizações intergovernamentais. O encontro teve sessões de informação da liderança da ICANN e discussões sobre tópicos como a função do GAC e a transição da administração das funções da IANA pelo governo dos Estados Unidos.

Próximas etapas

O resultado do encontro será publicado em breve em forma de um Relatório do governo do Reino Unido, e servirá como base para as próximas reuniões sobre governança da Internet em outros fóruns. De acordo com a recomendação da ATRT2, o próximo encontro governamental de alto nível deve ser realizado dentro de dois anos.

Histórico

Essa foi a segunda vez que uma reunião desse tipo foi realizada. A primeira foi realizada pelo Canadá, durante o ICANN 45 em Toronto, em outubro de 2012.

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. A principal função do GAC é fornecer conselhos à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente em situações em que possa haver uma interação entre as atividades ou as políticas da ICANN e as leis nacionais ou contratos internacionais. O GAC normalmente se reúne três vezes por ano nas Reuniões Públicas da ICANN para discutir questões com a Diretoria da ICANN, Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode discutir com a Diretoria em outros momentos, em reuniões presenciais ou por teleconferência.

Mais Informações

Contato da Equipe

Olof Nordling, Diretor Sênior, Relações do GAC

Julia Charvolen, Coordenadora, Serviços do GAC


15. GAC encerra o Encontro de Londres

Resumo

O GAC se reuniu em Londres para discutir questões pendentes do Comunicado do GAC de Cingapura [PDF, 146 KB] e para avançar o trabalho em novas áreas. O GAC recebeu as respostas da Diretoria da ICANN e solicitou esclarecimentos sobre questões específicas. O GAC também debateu o futuro trabalho, se reuniu com outras entidades da ICANN e realizou duas sessões dedicadas a informar a comunidade mais ampla sobre seu trabalho. Para obter informações completas, consulte o Comunicado do GAC de Londres [PDF, 139 KB].

Acontecimentos recentes

O GAC pediu esclarecimentos em relação a medidas de proteção de novos gTLDs, algumas sequências de caracteres específicas, proteções de IGOs e da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho, além de questões de WHOIS. A transição da administração da IANA pelos Estados Unidos e o fortalecimento da responsabilidade da ICANN foram considerados e chegou-se a um acordo sobre a abordagem do GAC. Os resultados dos Grupos de Trabalho do GAC também foram debatidos, bem como o planejamento da implementação das recomendações da ATRT2, inclusive a proposta de criação de um grupo de consulta para melhorar o envolvimento antecipado do GAC no trabalho da GNSO. O período de indicação para as próximas eleições de presidente e vice-presidente do GAC está aberto. O GAC também deu informações à comunidade sobre a proteção de nomes geográficos em futuras rodadas de solicitação de novos gTLDs e realizou uma sessão aberta à comunidade para falar sobre o GAC e seus métodos de trabalho. Mais detalhes estão disponíveis no Comunicado.

Próximas etapas

Os membros do GAC avaliarão a resposta da Diretoria às recomendações de Londres, continuarão trabalhando nos Grupos de Trabalho estabelecidos e se prepararão para a próxima reunião em Los Angeles em outubro, que terá a eleição do presidente e do vice-presidente do GAC.

Histórico

A ICANN recebe opiniões dos governos por meio do GAC. A principal função do GAC é fornecer conselhos à ICANN sobre assuntos de políticas públicas, especialmente em situações em que possa haver uma interação entre as atividades ou as políticas da ICANN e as leis nacionais ou contratos internacionais. O GAC normalmente se reúne três vezes por ano nas Reuniões Públicas da ICANN para discutir questões com a Diretoria da ICANN, Organizações de Apoio, Comitês Consultivos e outros grupos. O GAC também pode discutir com a Diretoria em outros momentos, em reuniões presenciais ou por teleconferência.

Mais Informações

Contato da equipe

Olof Nordling, Diretor Sênior, Relações do GAC

Julia Charvolen, Coordenadora, Serviços do GAC


RSSAC

16. Comissão do RSSAC formada

Resumo

Durante sua teleconferência de 10 de julho de 2014, o RSSAC formou uma comissão de especialistas em DNS e servidor raiz para realizar o trabalho básico do RSSAC.

Acontecimentos

Depois de um processo de inscrição aberto, o Comitê de Afiliação do RSSAC enviou uma lista de candidatos aprovados para consideração para participação da comissão. O RSSAC aprovou a indicação inicial de 49 pessoas, inclusive 13 membros do RSSAC. Em breve, o RSSAC orientará a comissão para a elaboração de dois documentos que devem ser publicados: RSSAC 001, "Expectativas de serviço de servidores raiz do DNS," e RSSAC 002, "Recomendações sobre medidas do sistema de servidores raiz."

Próximas etapas

A comissão foi convidada para o encontro do RSSAC no IETF 90 em Toronto, Canadá. Também planejam-se mais encontros da comissão, inclusive no ICANN 51 em Los Angeles, CA.

Mais Informações

Contato da Equipe

Carlos Reyes, analista de políticas sênior


17. O RSSAC se envolve com a comunidade na ICANN 50

Resumo

O RSSAC se reuniu no ICANN 50 e teve uma semana de atividades produtivas.

Acontecimentos

Durante o ICANN 50, o RSSAC realizou uma sessão pública de informação, atualizando a comunidade sobre o trabalho de reestruturação em andamento. A apresentação, as gravações e transcrições estão disponíveis aqui para consultas. O RSSAC se reuniu com a Diretoria da ICANN para falar sobre a transição da administração das funções da IANA pela NTIA, além de outras questões relacionadas à operação, administração, segurança e integridade do sistema de servidores raiz. O RSSAC também avançou significativamente em seus procedimentos operacionais e outras questões de governança durante suas quatro sessões de trabalho realizadas durante a semana.

Próximas etapas

O RSSAC continuará sua programação de teleconferências nos próximos meses e se reunirá no IETF 90 em Toronto, Canadá, e no ICANN 51 em Los Angeles, CA.

Mais Informações

Contato da equipe

Carlos Reyes, analista de políticas sênior

policy-update-jul14-pt.pdf  [509 KB]

Domain Name System
Internationalized Domain Name ,IDN,"IDNs are domain names that include characters used in the local representation of languages that are not written with the twenty-six letters of the basic Latin alphabet ""a-z"". An IDN can contain Latin letters with diacritical marks, as required by many European languages, or may consist of characters from non-Latin scripts such as Arabic or Chinese. Many languages also use other types of digits than the European ""0-9"". The basic Latin alphabet together with the European-Arabic digits are, for the purpose of domain names, termed ""ASCII characters"" (ASCII = American Standard Code for Information Interchange). These are also included in the broader range of ""Unicode characters"" that provides the basis for IDNs. The ""hostname rule"" requires that all domain names of the type under consideration here are stored in the DNS using only the ASCII characters listed above, with the one further addition of the hyphen ""-"". The Unicode form of an IDN therefore requires special encoding before it is entered into the DNS. The following terminology is used when distinguishing between these forms: A domain name consists of a series of ""labels"" (separated by ""dots""). The ASCII form of an IDN label is termed an ""A-label"". All operations defined in the DNS protocol use A-labels exclusively. The Unicode form, which a user expects to be displayed, is termed a ""U-label"". The difference may be illustrated with the Hindi word for ""test"" — परीका — appearing here as a U-label would (in the Devanagari script). A special form of ""ASCII compatible encoding"" (abbreviated ACE) is applied to this to produce the corresponding A-label: xn--11b5bs1di. A domain name that only includes ASCII letters, digits, and hyphens is termed an ""LDH label"". Although the definitions of A-labels and LDH-labels overlap, a name consisting exclusively of LDH labels, such as""icann.org"" is not an IDN."