Blogs de l’ICANN

Lisez les blogs de l’ICANN pour vous tenir au courant des dernières activités d’élaboration de politiques, des événements régionaux et bien plus encore.

Mandato da ICANN para preservar e aumentar a cooperação multi-participativa na Internet

14 novembre 2013
Par Steve Crocker

O sucesso da Internet deve-se, em grande parte, a seu projeto descentralizado e distribuído. A estrutura de governança da Internet reflete e reforça esse tipo de projeto. O modelo de governança multi-participativa e ascendente tem tratado de uma maneira notavelmente ágil e bem-sucedida o surto de problemas de políticas . Ele tem abordado desafios chave (um DNS seguro; a exaustão de endereços no Ipv4) sem impedir a enorme contribuição da Internet para o bem-estar social.

Como todos os que têm seguido o discurso global sobre governança na Internet sabem, o modelo multi-participativo está ameaçado. Alguns governos expressaram um claro interesse em deixar a criação de políticas para a Internet nas mãos de organizações multilaterais. À medida que a Internet tem assumido um papel maior na economia e na sociedade, alguns governos têm se sentido cada vez mais incômodos com sua percepção de ausência de controle. Mais recentemente, a ICANN recebeu solicitações de expandir sua competência para tratar questões, além de coordenar os identificadores únicos da Internet. Isso é algo que nós não faremos.

O Comitê da ICANN reconhece que a Internet única, aberta, global e interoperável está ameaçada de fracassar por conta das pressões sobre a governança multi-participativa que estão surgindo. Consequentemente, o Comitê deu ao CEO da ICANN o mandato para trabalhar com outras organizações e outros líderes chave para estabelecer uma coalizão para avaliar e participar da formação de um movimento ou de uma iniciativa para uma agenda de cooperação na Internet. Estamos satisfeitos com a participação inicial do CEO com as organizações da Internet e a comunidade mais ampla de múltiplas partes interessadas.

Por favor, participem conosco na luta para fortalecer o modelo multi-participativo. Juntos podemos evitar a fragmentação da Internet global.

Authors

Steve Crocker

Ancien ICANN Board Chair