Anuncios de la ICANN

Los anuncios de la ICANN brindan información actualizada sobre actividades de desarrollo de políticas, eventos regionales y demás novedades.

A UNESCO, a ICANN e a ISOC Lançarão o Desenvolvimento de Glossário sobre Governança da Internet para Falantes de Árabe

27 de octubre de 2013

Además de estar disponible en los idiomas de la ICANN, este contenido también está disponible en

  • Português

A UNESCO, a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN) e a Sociedade da Internet (ISOC) estão finalizando uma estrutura para estabelecer um glossário de árabe com termos sobre governança da Internet a fim de incentivar o envolvimento das comunidades de falantes do árabe em processos de governança da Internet por múltiplas partes interessadas.

A participação de todas as partes interessadas e as comunidades geográficas é essencial para um ecossistema saudável e dinâmico da Internet. Evidências comprovam que os falantes de idiomas para os quais não existe a terminologia da Internet tendem a ter cada vez maior desvantagem em conversas cotidianas e em ambientes profissionais, além de prejudicar a capacidade de participar ativamente nos processos de governança da Internet.

A governança da Internet sofre um acréscimo constante e rápido de novos termos e conceitos. Esse novo glossário ajudará a garantir que os falantes de árabe tenham as ferramentas de idioma necessárias para participar plenamente e contribuir para os processos de elaboração de políticas por múltiplas partes interessadas em diversas plataformas, incluindo a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS) e o Fórum de Governança da Internet (IGF).

Os parceiros neste projeto buscam fornecer ajuda metodológica para os países e as comunidades falantes do árabe, particularmente as organizações profissionais regionais e nacionais que trabalham na área de desenvolvimento de políticas de idiomas e governança da Internet. O projeto será um processo colaborativo envolvendo múltiplas partes interessadas e também incluirá uma consulta pública.

Como se trata de um processo aberto, inclusivo e totalmente composto por múltiplas partes interessadas, a próxima etapa será uma convocação de organizações profissionais regionais e nacionais da área de políticas de idiomas, especialistas em questões de governança da Internet e quaisquer outros especialistas voluntários para juntar forças e fornecer consultoria sobre o desenvolvimento de termos para o glossário.

Se estiver interessado em contribuir para a implementação deste projeto, envie sua manifestação de interesse para a Sra. Irmgarda Kasinskaite-Buddeberg pelo e-mail i.kasinskaite@unesco.org.