ICANN Announcements

Read ICANN Announcements to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Ombudsman divulga relatório anual | Relatório 2008 do departamento independente da ICANN resume ano de resolução de disputas

16 October 2008

Esta tradução em português é cortesia do NIC.br. Para mais informações sobre a ICANN em português, consulte http://www.icann.org.br/.

O ombudsman da ICANN divulgou seu relatório para 2008.

O relatório é um inventário anual do departamento e descreve como esse departamento ajudou indivíduos e organizações com litígios a chegarem a uma solução, evitando processos formais como tribunais.

Entre os destaques estão:

• Um resumo das 125 reclamações ou pedidos de ajuda recebidos
  • Recomendações de medidas a serem tomadas pela Diretoria da ICANN
  • Detalhes sobre eventos de divulgação e treinamento
  • Uma análise do Fórum Internacional de 2008 sobre Resolução de Disputas On-Line
  • Um documento publicado no Anuário Internacional de Ombudsman sobre a satisfação de clientes

“O ano que passou foi muito ocupado”, disse o ombudsman, Frank Fowlie, sobre a publicação do relatório. “E esse relatório oferece um pequeno quadro do que está acontecendo, tanto no meu departamento quanto do setor mundial de ombudsman e resoluções de disputas on-line – uma área na qual a ICANN realmente está na vanguarda.”

Além de resolver disputas, o ombudsman também promove seu departamento e o papel que este assume dentro do modelo único de participação múltipla da ICANN. “Ao longo do ano passado, fiz apresentações sobre avaliações de ombudsman no Fórum Canadense de Ombudsman, na Associação de Ombudsman dos Estados Únicos, e na Associação Internacional de Ombudsman”, explicou Fowlie. “Meu departamento também publicou um Guia prático para avaliar departamentos de ombudsman, que foi reimpresso pelo Instituto Internacional de Ombudsman”.

O ombudsman é um prestador de serviços independente, imparcial e neutro da ICANN. Sua função é agir como órgão alternativo para resolução de disputas para aqueles que desejam protocolar uma queixa sobre decisões, ações ou omissões da equipe ou da Diretoria da ICANN.

Mais informações sobre o ombudsman, seu trabalho e seu papel estão disponíveis on-line em: http://icann.org/ombudsman/

Links relacionados:

Relatório anual 2008 do ombudsman:
http://www.icann.org/ombudsman/documents/annual-report-2008-english-13oct08.pdf [PDF, 1,200 K]

Página do ombudsman na Internet:

Blog do ombudsman: